Dom Willianson: Expulso‏




A informação vem a calhar: D. Fellay acaba de expulsar D. Williamson, da FSSPX. Esta informação é exclusiva para Salon Beige.

No decorrer da primavera e do verão, a Fraternidade Sacerdotal São Pio X foi o palco de uma crise importante devido às negociações que suas autoridades mantiveram com Roma. O clímax sem dúvida foi alcançado com a publicação de uma carta secreta, embora ela mostrasse uma oposição frontal dos três bispos da Fraternidade São Pio X contra o seu superior geral (e outrora pares de episcopado), D. Fellay.
Esta luta continuou abertamente durante o verão através do boletim informativo de D.Williamson, que foi vigorosamente atacado por seu superior no Capítulo Geral do qual ele não participou. O bispo britânico se fechou numa espiral de insubmissão a tal ponto que o seu lugar dentro da FSSPX ficou então em perigo, e alguns jornalistas chegaram a sugerir que em breve ele poderia ser rejeitado canonicamente Fraternidade fundada pelo Arcebispo Lefebvre.

Em 13 de outubro, D. Alfonso de Galarreta, o mais discreto dos bispos da FSSPX,proferiu uma conferência na Villepreux que, enquanto cobra uma ligação bem firme ao espírito de sua casa, assume radicalmente o contraponto de seu companheiro inglêspara justificar a política da Casa Geral. Ele defendeu as decisões do Capítulo Geral, considerou a hipótese de normalização da FSSPX sem exigir que Roma retorneinteiramente às normas tradicionais, e aconselhou os fiéis a acalmarem a situação, afirmando que a crise na comunidade já terminou. Além das querelas do mundotradicional – que essencialmente dependem da gravidade do problema – nota-se no texto da conferência publicado no site de notícias da Casa Geral da Fraternidade São Pio X, a reclarificação prudente e discreta das propostas feitas a Roma por um bispoargentino que parecem vir a calhar, para esta ocasião, ao porta-voz de seu superior, que o beneficiou ao mesmo tempo por se distanciar do mais radical e não menos original D. Williamson.


Tradução livre: Marcel Ozuna


2 respostas para “Dom Willianson: Expulso‏”

  1. A paz de Cristo.

    “Quem não está comigo, está contra mim; quem não recolhe comigo, espalha.” (Lc 11,23)

    Como já profetizavam as Escrituras, a FSPX está se desintegrando. Que Deus em sua infinita misericórdia dê juízo a todos eles para que aprendam a ser obedientes ao Sagrado Magistério da Igreja.

    “Reconheço a Santa, Católica e Apostólica Igreja Romana como Mãe e Mestra de todas as Igrejas, e prometo e juro verdadeira obediência ao Romano Pontífice.” Credo de Trento, Papa S. Pio V, 13.XI.1564

    Rui

Os comentários estão desativados.